Piracicaba celebra força feminina com exposição fotográfica e feira de produtos
- Pirarazzi Revista de personalidades artisticas
- 6 de ago.
- 3 min de leitura

Com entrada gratuita, atividade conclui oficinas de projeto que reuniu 25 mulheres no Centro Social Novo Horizonte
Uma exposição fotográfica em Piracicaba (SP) marca, nesta sexta-feira, 8, o lançamento da Cooperativa Elos, oriunda do projeto Elos-Partilha de saberes, que reuniu, no primeiro semestre, uma série de oficinas gratuitas voltadas para mulheres. A mostra acontece a partir das 15h no Centro Social Novo Horizonte.
No local, o público poderá conferir um compilado de retratos que evidenciam os produtos e serviços produzidos pelas alunas, e ainda adquirir as peças de artesanatos, moda, cosméticos e plantas, além de bolos, doces e pasteis.
HISTÓRICO Para capacitar pequenas empreendedoras no aprimoramento de habilidades que são essenciais para o sucesso de um negócio, o projeto Elos - Partilha de Saberes promoveu, durante cinco meses, uma série de oficinas gratuitas abordando autoimagem, fotografia e economia criativa. Os encontros aconteceram no Centro Social Novo Horizonte e reuniram 25 mulheres.
Como a tendência de mercado está atrelada à imagem do empreendedor, principalmente nas vendas em redes sociais, na modalidade autoimagem as aulas práticas abordaram a moda e a automaquiagem considerando diferentes faixas etárias, etnias, biotipos e situação econômica. Na fotografia, as alunas aprenderam técnicas básicas de iluminação, composição de fundo e enquadramento, além de edição e vídeo utilizando o próprio celular. Por fim, no módulo de economia criativa, cujo objetivo é mostrar as possibilidades de ampliar redes de contato, parcerias e cooperativismo, foi proposto às alunas a criação de uma cooperativa na própria sede do Centro Social e a ideia foi aceita com entusiasmo, e o nome escolhido foi Cooperativa Elos, em homenagem ao projeto.
Nessa nova fase, além de venderem seus produtos e fortalecerem suas redes, as mulheres estão em processo de criação de uma página de vendas colaborativa, onde poderão trabalhar juntas. As participantes com maior facilidade em redes sociais e fotografia auxiliarão as que ainda estão desenvolvendo essas habilidades, e todas dividirão os lucros. Além disso, o próprio Centro Social do Novo Horizonte será o espaço para feiras que acontecerão mensalmente a partir de agora.
Para celebrar todo este processo a exposição fotográfica e a primeira feira de vendas dos produtos confeccionado por estas mulheres consolida todo o conteúdo e as habilidades adquiridas ao longo desses meses.
O Elos - Partilha de Saberes é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, tem produção da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, apoio da Soul Projetos, empresa de captação de recursos, e patrocínio do Grupo JOFEGE, que oferece soluções integradas de engenharia, pavimentação, construção civil, agronegócio, têxtil e mineração, tanto para o setor público quanto para o privado, e que está presente em quatro estados. Com 10 unidades de negócio faz parte da vida e do dia a dia de milhões de brasileiros.

AGENDA A exposição acontece nesta sexta-feira, 8 a partir das 15h, tem entrada gratuita e acessibilidade com visitação guiada com audiodescrição, libras e horários exclusivos para TEA, para isso, basta agendar previamente no WhatsApp da Renovarte Produtora Cultural: (19) 97408 7044.
SERVIÇO
Exposição e Feira de Economia Criativa Projeto Elos - Partilha de SaberesData 08/08 I Horário 15h às 19hLocal Centro Social do Novo Horizonte I Endereço Rua Professora Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145, Novo Horizonte, Piracicaba (SP) – Acesse o mapa aqui Acessibilidade Audiodescrição, libras e horários exclusivos para TEA (agendamento prévio)Informações (19) 97408 7044

Fonte Samanta De Martino
Fotos Juliana Penteado
Coluna Pirarazzi Digital
Publicação A Tribuna Piracicabana
Colunista Cultural Elson de Belém
Produção, edição, social mídia Douglas Souza
Commenti